comercial@engehertz.com.br

Manutenção Preventiva E Corretiva – Linhas De Transmissão

As atividades mínimas de manutenção para as linhas de transmissão são:

  • Inspeção Terrestre;
  • Inspeção Aérea.

A inspeção terrestre e a inspeção aérea realizada pela ENGEHERTZ-SOLUÇÕES ELÉTRICAS são realizadas no mínimo a cada doze meses e em períodos não coincidentes, preferencialmente intercaladas a cada seis meses (antes do início do período chuvoso e antes do início do período de queimadas).
Nas inspeções terrestres são verificados: o estado geral da linha de transmissão, a estabilidade das bases das estruturas quanto a erosões e desbarrancamentos, a situação dos estais, a situação dos aterramentos (contrapesos), a situação dos acessos até as estruturas, à proximidade da vegetação aos cabos, a possibilidade de queimadas e a possibilidade de invasão da faixa de servidão.
Nas inspeções aéreas deverão ser verificados: o estado geral da linha de transmissão, a integridade das cadeias de isoladores, a verificação de pontos quentes, a integridade dos cabos para-raios, a estabilidade das estruturas, a aproximação da vegetação aos cabos e a possibilidade de queimadas.

Plano e aplicações – linhas de transmissão

A partir dos resultados das inspeções terrestres e aéreas regulares deve ser avaliada a necessidade de inspeções terrestres detalhadas com escalada de estruturas, inspeções termográficas, inspeções noturnas para observação de centelhamento em isolamentos ou de inspeções específicas para identificação de defeitos (oxidação de grelhas, estado de parafusos de sustentação de cadeias, danificação de condutores internos a grampos de suspensão ou espaçadores, danificação de isoladores de pedestal, etc.).
Devem ser realizadas inspeções adicionais nas áreas com risco potencial de
vandalismo (trechos urbanos com alta concentração demográfica), áreas de implantação industrial (com alta concentração de poluentes) e áreas junto ao litoral.
Nos relatórios de inspeção de linhas de transmissão deve constar registro fotográfico dos pontos relevantes que permita a verificação da limpeza da faixa de servidão e do tipo e altura da vegetação circunvizinha. Devem ser registradas a data e a hora das fotografias e as coordenadas geográficas dos pontos em que elas foram tiradas.
As concessionárias deverão manter cadastro atualizado das linhas de transmissão,
contendo as restrições ambientais, o tipo de arborização existente sob as linhas e as periodicidades de podas e roçadas recomendadas.

Manutenção preventiva e corretiva – linhas de transmissão

Conte com nossa equipe, estamos sempre prontos para atender você,
ENGEHERTZ-SOLUÇÕES ELÉTRICAS possuem profissionais Habilitados cadastrados no CREA-SP para desenvolver atividades no setor da elétrica com base nas diversas necessidades de seus clientes, buscando a excelência nos serviços prestados.

Precisa de um orçamento?

Orçamento Expresso